Vê-se
frequentemente alguns pandas com snorkel, mas por vezes os seus proprietários
esquecem-se de isolar os componentes eléctricos do motor, tornando o uso do
snorkel apenas estético!
Abaixo
irei descrever algumas soluções para isolar os componentes eléctricos de forma
fácil e relativamente barata.
A solução simples e básica:
Segundo
alguns pandistas da velha guarda, basta “encharcar” o distribuidor e velas com
Redex Bala. Atenção que convém, deixar secar, caso contrário pode incendiar.
A solução simples e barata:
Distribuidor
Esta
técnica é mais barata, mais simples que vedar o distribuidor com silicone ou “fita
isolante liquida”, e a grande vantagem é se, em um percurso necessitarmos efectuar
manutenção no distribuidor, basta soltar a luva da base do distribuidor, fazer
a manutenção necessária, prende-la novamente e continuamos com o distribuidor
vedado para o resto do percurso.
Utiliza-se
uma luva de borracha, das que são vendidas em casas de materiais de construção,
(a luva forrada é mais resistente).
Faz-se
um furo pequeno na ponta dos dedos da luva, e passa-se os cabos das velas por
eles. Com o punho da luva cobre-se todo o distribuidor.
Passe
algumas voltas de “Duct Tape” (também há quem lhe chame fita americana) ou fita
isoladora em cada fio, cobrindo uns 3 centímetros do fio e mais uns 3 centímetros
da luva. Pode-se também usar silicone na junção do fio com a luva tornando a
vedação mais eficiente. Procede-se da mesma forma no punho da luva com o
distribuidor.
Bobina
Utiliza-se
a outra luva para proteger a bobina, ou se preferirmos utilizamos a coifa de
borracha que protege a bobina do Fiat 147.
Uma boa
solução é, se possível, passar a bobina para dentro do carro, tendo o cuidado
de não deixar perto de lugares onde alguém possa acidentalmente tocar, bater ou
encostar algum objecto. Mas também deve ser um lugar de fácil acesso para
manutenção.
Velas
Para
protegermos as velas, utiliza-se o cachimbo de vela da moto Honda XL 250R.
A solução mais técnica, cara e duradoura:
Material
- Um tubo de borracha de silicone 300gr com aplicador;
- 2 metros de tubo de combustível, de borracha com tecido por cima, com 5mm de diâmetro interno.
Distribuidor
1 - Retira-se
o distribuidor, tendo o cuidado em observar a posição do eixo do rotor e do
corpo do distribuidor, faz-se umas marcas.
2 - Retira-se
a tampa e faz-se um furo, de 3 a 5 mm, na parte entre os engates dos cabos de
vela que ficarem mais para cima.
3 - Limpa-se
o distribuidor por dentro e por fora, inclusive os contactos eléctricos.
4 - Antes
de colocarmos a tampa, coloca-se uma pequena camada de borracha de silicone na
borda da tampa.
5 - Fecha-se
tudo.
6 - À volta
do encaixe da tampa coloca-se uma camada de borracha de silicone de borracha com
cerca de 0,5cm de espessura, formando uma espécie de cinta à volta com uns 3 a
5cm de largura.
7 - Veda-se
também o avanço a vácuo e todos os parafusos/entradas que houver no
distribuidor. Absolutamente tudo! Não poupe no silicone.
8 - Encaixa-se
os cabos de vela e em cada cabo coloca-se uma camada envolvendo desde o cabo até o
corpo do distribuidor.
9 - Coloca-se
o tubo de borracha sobre o furo e usa-se o silicone para fixá-lo. Direccione o
tubo para cima.
10 - Deixe
secar tudo e coloque o distribuidor no lugar, verificando a correta posição do
eixo do rotor e do corpo, pelas marcas que fizemos anteriormente.
11 - Liga-se
o carro e ajusta-se o ponto se precisar.
12 - O tubo
instalado no distribuidor pode ser colocado dentro do veículo. Este serve de
respiro, evitando condensação dentro do distribuidor. Se não for colocado este
respiro, assim que o distribuidor quente mergulhar em água fria, a humidade interna
condensa-se imediatamente, anulando todo o trabalho em isolar o distribuidor.
Bobina
1- Coloca-se
também silicone nos contactos da bobina e no encaixe do cabo, do mesmo modo que
foi feito no distribuidor, ou alongue os cabos da bobina e coloque-a dentro do
carro.
Com
este isolamento distribuidor trabalha até submerso.
Pode-se
melhorar todo o conjunto colocando cachimbos de vela da moto Honda XL 250R e a coifa de borracha que protege a bobina do Fiat 147.
Se for
necessário abrir o distribuidor, é só puxar com força que o silicone rompe-se.
O ideal é passar uma fina camada nesta ruptura antes de se voltar a colocar, num
percurso aonde não se tenha borracha de silicone à mão, não há problema. Coloca-se
tudo na mesma que vai continuar a funcionar.
Uma variante desta solução é substituir a borracha de silicone por fita isolante liquida, esta é de mais fácil aplicação, por pincel, e depois de seca fica como borracha, não se soltando com a mesma facilidade que o silicone.
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