terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Solução para o Tlim Tlim da transmissão


Por vezes os Panda 4x4 começam a sofrer o peso da idade e uma das coisas que se começa a notar é um tlim tlim vindo de baixo do Panda. Esse ruído deve-se ao desgaste que a transmissão sofreu.
A solução aqui apresentada não é uma reparação, mas uma forma de silenciar esses ruídos, de forma barata, injectando massa lubrificante ou valvolina espessa (90 ou superior). O objectivo é preencher os espaços vazios dentro do veio para evitar o efeito de "câmara de som" que existe com ele vazio e provoca a ressonância metálica das folgas da transmissão.


Material:
2 Copos de Lubrificação pequenos (para aperto com chave 11, por exemplo).


Execução:
Retirar o veio de transmissão entre a saída da caixa  e o primeiro apoio.

Perfurar o veio de transmissão com dois furos rigorosamente em quadrantes opostos na secção adequada dos copos de lubrificação utilizados. Consultar esta mensagem para saber como furar e roscar o veio por forma a colocar os copos de lubrificação.

Apertar os grassés (atenção, estes devem ser iguais e apertados da mesma forma).

Injectar, através de uma bomba de lubrificação, bastante massa lubrificante ou valvolina espessa (90 ou superior).

Remontar o veio no panda.


Funcionamento:
Com a rotação do veio, a força centrífuga vai espalhar de igual modo a massa lubrificante ou valvolina pelo interior do veio, automaticamente equilibrando-o e evitando vibrações, principalmente em velocidade.

Clicar para aumentar

Sem comentários:

Enviar um comentário