quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Ligação de um conta rotações

O Conta rotações:
O conta rotações é um instrumento criado para medir as rotações por minuto de um motor, daí a designação RPM (Rotações Por Minuto).

O conta rotações funciona medindo, numa linha de tempo, as variações de tensão da bobina; por exemplo 4000 variações de tensão em 1 minuto, num motor de 4 cilindros correspondem a 1000 RPM. 

Ligar um conta rotações aos nossos Pandas é fácil, basta saber onde ligar o fio do conta rotações que recebe o sinal, normalmente de cor verde.

Para as ligações recomendo que se usem ligadores rápidos).

Nos Pandas a carburador a captação do sinal, é feita ao negativo da bobine de ignição (fio castanho e branco):
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Legenda:
A – Conta Rotações (com captação de sinal ao negativo)
A1 – Massa
A2 - Positivo – Liga ao positivo da bobine de ignição ou ao comutador da chave de ignição
A3 – Sinal
A4 - Massa (iluminação do conta rotações)
A5 - Positivo (iluminação do conta rotações) - Liga ao interruptor de iluminação 
B – Bobine de Ignição
B1 – Negativo (vindo do modulo de ignição eletrónica) - Cor: Castanho e Branco
B2 – Positivo (vindo do comutador da chave de ignição) - Cor: Azul e Preto
B3 – Positivo (para do modulo de ignição eletrónica) - Cor: Azul e Preto
C – Ligador rápido 

Nos Pandas com motores do tipo SPI (injecção monoponto) a captação do sinal é feita ao pino 23 da centralina ou ao cabo que liga ao mesmo.
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Nos Pandas com motores do tipo MPI (injecção multiponto) a captação do sinal é feita ao pino 4 da centralina ou ao cabo que liga ao mesmo.
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Outra opção para os motores SPI e MPI e de ligar o fio verde, de captação do sinal, do conta rotações ao negativo das bobines:
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Legenda:
A – Conta Rotações (com captação de sinal ao negativo)
A1 – Massa
A2 – Positivo – Liga ao comutador da chave de ignição
A3 – Sinal
A4 - Massa (iluminação do conta rotações)
A5 - Positivo (iluminação do conta rotações) - Liga ao interruptor de iluminação 
B – Díodos 
B1 – Díodo Zener 1N5355B
B2 – Díodo 1N1004
B3 – Díodo 1N1004
C – Bobines de Ignição 
C1 – Positivo, vindo da chave de ignição (a cor varia consoante o tipo de injecção e centralina)
C2 – Negativo, vindo da centralina (a cor varia consoante o tipo de injecção e centralina)
C3 – Positivo, vindo da chave de ignição (a cor varia consoante o tipo de injecção e centralina)
C4 – Negativo, vindo da centralina (a cor varia consoante o tipo de injecção e centralina)
D – Ligador de Compressão 
E – Chave de Ignição 
F – Centralina
F1 – Sinal para o conta rotações (Pino 23 SPI / Pino 4 MPI)

Notas:
  • As representações dos pinos das bobines e centralinas são reais, pelo que para identificar onde se fazem as ligações só cruzar o desenho com os componentes referidos.
  • Os díodos e fios devem estar soldados entre si e isolados com manga Termo-retráctil. Em alternativa podem usar ligadores eléctricos e isolar com fita isoladora.
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Exemplos de montagem:
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Agradecimentos:
Obrigado ao Pandista Pedro Mota pela informação acerca do Country Club de 1993 (motor SPI)

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