Melhoria da iluminação

A iluminação é um factor de segurança particularmente decisivo no crepúsculo, à noite e em caso de condições atmosféricas adversas. Por isso, os Pandistas devem assegurar sempre que o sistema de luzes dos seus Pandas se encontra intacto.
Neste capitulo irei propor a mudança de algumas das lâmpadas de tungsténio para led's e halogéneo.

Tablier:
Aqui não proponho nenhuma alteração, pois como as lâmpadas de led's são direccionais (emitem luz em apenas um sentido), iriam aparecer zonas iluminadas e outras com sombra. Poderia-se colocar um difusor nos led's mas isso já é complicar e aqui pretende-se coisas simples.

Faróis da frente (máximos e médios):
Proponho que se mantenha as lâmpadas de halogéneo para quem as usa ou então se ainda tem as lâmpadas originais de tungsténio a colocação das de halogéneo.
O casquilho do Panda é o P45T/H5, existem no mercado lâmpadas de halogéneo para este casquilho embora sejam raras a ultima vez que as vi foi no hipermercado das novidades ;)
Caso não encontrem as lâmpadas de halogéneo em H5 tem duas soluções:

1 - Usar lâmpadas H4 com adaptadores de H4 para H5, quase tão raros como as lâmpadas.
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2 - Usar as lâmpadas H4. Para usar este tipo de lâmpadas deve-se dobrar ligeiramente aquelas 3 "pontas" para baixo, atenção que esta dobragem é que vai dar a focagem da lâmpada, pelo que é um trabalho de paciência. De seguida dá-se mais força à mola que prende a lâmpada e pronto. Pode-se andar no TT mais radical que a lâmpada não se mexe.
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Os meus agradecimentos ao Hugo Pacheco de Braga pela dica.

As lâmpadas H4 que recomendo são as Philips VisionPlus 60/55W, cheguei a esta conclusão após várias consultas em fóruns de viaturas TT e motos Trail. Sempre usei estas lâmpadas nos meus Pandas e nunca tive problemas com os filamentos.
Aqui ficam alguns comparativos destas lâmpadas com as convencionais de halogéneo:

As lâmpadas de xénon são desaconselhadas para o TT!!!

A substituição das restantes lâmpadas (lâmpadas de tungsténio por led's):

Mínimos e piscas laterais:

Luz de presença e STOP:

Piscas (led's em cor âmbar ou amarela, depende do tipo de difusor), farol de nevoeiro e luz de marcha atrás:

Luz de cortesia:

Luz da matricula:

Muitos deverão pensar, isto de led's só tem a ver com o estilo, mas pensem nisto, os led's por não terem filamento não sofrem com percursos acidentados. Outra questão é a do consumo, pode ser relativamente mínimo mas em uma expedição qualquer redução no consumo implica uma maior durabilidade da bateria e menos preocupações com o facto de poder ficar sem carga!

Devem ter reparado que a lâmpada da matricula é diferente da da luz de cortesia, tal é propositado, pois como a da matricula está sujeita a um período de utilização mais longo o seu aquecimento é maior, daí opção por um modelo com dissipador, desta forma prolongamos a vida dos led's.

A escolha do tipo de lâmpada led não foi propositado, apenas devem ter em conta que as lâmpadas "chinocas" tem o valor que tem! Escolham sempre lâmpadas com led's SMD pois estas tem mais luminosidade com o mesmo consumo.
Led "convencional"                                      Led SMD

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