quinta-feira, 12 de abril de 2012

Iluminação suplementar

Um panda não estará pronto para as avenTTuras sem umas boa instalação para a iluminação suplementar. Nesta mensagem irei esclarecer algumas duvidas e deixar algumas dicas para que consigam fazer uma boa instalação.

Assim sendo convém ter em atenção o seguinte:

Para calcular a corrente/intensidade consumida por um aparelho/lâmpada, dividam a potência (watts) pela voltagem (volts) 
I = W : V 
Ex: 
I = 55W : 12V obtemos um consumo de 4,583A

Tabela de fusíveis:
Verificando a tabela acima, chega-se à conclusão de que o fusível indicado é o de 7,5A. Não foi escolhido o de 5A pois fica muito perto do limite.

Tabela de cabos/fios:
Aqui temos de ter em atenção que o fio poderá ter alguma fadiga devido ás temperaturas que certos compartimentos do Panda poderão ter, em especial junto do motor. Assim sendo aos valores mencionados da tabela descontem 10A como margem de segurança. Usem a coluna de "1 cond." e "ao ar".

Verificando a tabela acima, para o fio H05VV-F, verificamos que o fio indicado é do de 1,5mm

Conclusão, convém usar um fusível de 7,5A e um fio de 1,5mm.

Nos esquemas abaixo vão reparar que existe um díodo em anti-paralelo com os pinos 85 e 86 do relé, este impede que correntes induzidas pela bobina do relé danifique algum componente electrónico do e ligado ao panda. A sua colocação é opcional mas aconselhável.

Esquema para faróis de longo alcance/nevoeiro:
Clicar para aumentar
O comutador usado é um de 3 posições, desta forma permite que se ligue os faróis de longo alcance/nevoeiro com os máximos ou médios ou desligados.

Esquema para farol de trabalho:
Clicar para aumentar
O comutador usado é um de 3 posições, desta forma permite que se ligue o farol de trabalho  com a marcha atrás ou por comando manual ou desligados.

Esquema para farol de trabalho a Led:
Clicar para aumentar
O comutador usado é um de 3 posições, desta forma permite que se ligue o farol de trabalho  com a marcha atrás ou por comando manual ou desligados.
Aqui é eliminado o relé pois como o consumo dos farol a led's é baixo a instalação original é aguenta a alimentação dos mesmos sem qualquer tipo de problema.

Avisador de faróis ligados a Led:
Clicar para aumentar
A colocação deste avisador é opcional.

Considerações finais: devem usar sempre fio com a secção indicada ou superior, usem material de boa qualidade, terminais isolados, manga termoretractil e nunca desenrasquem com fita isoladora e afins...

Sem comentários:

Enviar um comentário

SEAT Marbella (Manual de Instruções) - Em espanhol.

E porque os SEAT Marbella, também são Pandas, tem como base o Panda 45 que a SEAT usou com autorização da FIAT. Aqui deixo o Manual de ins...