quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ar Comprimido - CO2

Todos nós sabemos como é útil para diminuir a pressão dos pneus na areia ou pedra. O problema é que, ao regressar à estrada os riscos envolvidos quando circulando a baixas pressões, pode ser elevado. Também sabemos o quão prático seria ter uma pistola de ar comprimido quando se muda um pneu ou desapertar uma porca e ainda mais quando o factor tempo é importante.

Estas situações podem ser contempladas com um sistema de ar comprimido. Eles são de vários tipos. O motor e depósito, sistema de ar a bordo (OBA por sua sigla em Inglês) e o sistema de CO2.

Neste post vou explicar uma forma fácil e económica para construir um kit de CO2 para uso campista, na garagem ou no todo-o-terreno.

O conceito é simples: CO2 (dióxido de carbono) é armazenado num deposito metálico no estado líquido e em baixa pressão. Quando libertado, tem a propriedade de evaporação, gerando uma pressão que é controlada utilizando um regulador. Assim que chegar a 700-800psi o processo evaporativo pára até que a pressão do gás seja aliviada e volta a reiniciar o processo.

Primeiro vamos esclarecer alguns pontos sobre as características e vantagens da utilização de um sistema de CO2 contra um deposito tradicional ou OBA:
  • Um sistema de CO2 tem as mesmas características de um sistema de ar comprimido, e consiste apenas em um cilindro metálico e um regulador de pressão.
  • Permite o uso de ferramentas pneumáticas
  • Fornece a mesma potência e velocidade do que qualquer motor de compressor e custa menos do que muitos compressores de ar para serviços pesados

  • e 12 volts.
  • É capaz de encher um pneu de 33” em menos de um minuto.
  • O CO2 não é tóxico, corrosivo e não é totalmente inerte (não inflamável).
  • É muito portátil, pode ser levado para locais de difícil acesso.
  • A recarga é barata e simples.
  • O transporte de CO2 não é perigoso.
  • É muito mais eficiente do que um depósito de ar comprimido.
Como construir o Kit de CO2
Material:
Uma botija: Podemos comprá-la em fornecedores de equipamentos de soldagem, extintores de incêndio ou restaurantes. Para a preparação do kit de CO2 podem usar um extintor de 6 quilos, mas podem usar outros de diferentes capacidades e até mesmo botijas, a autonomia depende dos quilos de CO2 armazenados e da pressão. 

Um regulador de CO2: Existem no mercado dois tipos de reguladores, fixos e ajustáveis. Para uso em expedições, o mais conveniente será um de pressão fixa (por causa de sua simplicidade, custo e menos partes móveis) de 80-100 PSI, e que será mais do que suficiente para encher os pneus rapidamente e “alimentar” ferramentas de ar comprimido (estas danificam-se se operadas a mais de 120 psi).
O regulador deve ser o indicado para o depósito, deve-se usar fita teflon nas roscas para obter uma melhor estanquecidade.

Versão final: Na imagem abaixo poderemos ver já o kit montado, julgo que não são necessários mais esclarecimentos.


Melhoramentos:
Para podermos usar este kit, sem qualquer tipo de melhoramento, devemos ter em atenção de que se deverá usar o depósito na vertical (válvula para cima) ou com uma inclinação máxima de 30º

Para se montar o kit na horizontal, útil para soluções fixas, deve-se fazer a seguinte alteração:

1 - Desapertar a torneira, tendo em atenção que que não existe pressão dentro do depósito!



2 - Usar tubo de cobre e cortar de acordo como indicado e com dimensões que se aproximem da imagem abaixo e apertar na base da torneira (dependendo dos modelos, pode ser necessário roscar a o orifício da mesma). Para bom entendedor, não são necessárias mais palavras.



4 - Fazer uma marca para se saber em que direcção esta a extremidade do tubo de cobre, e apertar o conjunto.




E pronto já não existem limites para a sua utilização.

Suportes/fixação:
Existem muitos tipos no mercado, tudo depende de onde se vai colocar o Kit de CO2 e como. Abaixo deixo alguns exemplos:

Localização:
A localização, fica ao critério dos pandistas, se bem que existem dois locais de referência; a mala e se usarem grade de tecto podem fixar lá, por exemplo de um lado o Kit de CO2 e do outro o extintor.

Acessórios:
Existe um sem fim de acessórios que se pode usar. Abaixo deixo alguns exemplos:

 

Segurança:
  • A mangueira a utilizar deve ter uma pressão de trabalho nunca inferior a 200PSI.
  • O Kit de CO2 deve ser manuseado com o mesmo cuidado como qualquer outro recipiente pressurizado, protegendo-o de quedas e colisões.
  • Deve-se usar sempre luvas no seu manuseio.

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